domingo, 16 de novembro de 2008

Escrever primeiro, ler depois.

As crianças devem aprender a ler com base na sua própria escrita. Chomsky (1981).
A partir do momento que as crianças conhecem as vogais e algumas consoantes começam naturalmente a organizar grupos de letras para formarem a palavra que querem.

Ficheiro de imagens

As palavras formadas pelas crianças reflectem a sua própria organização e capacidade linguística e por vezes não estão de acordo com as normas. Uma vez que a criança tenha escrito uma palavra por ela pensada é mais fácil reconhecê-la.

A ordem natural é a criança escrever primeiro e depois tentar ler aquilo que escreveu, é mais atractivo e motivador, torna a escrita e a leitura momentos lúdicos de uma aprendizagem activa.

Chomsky, C. (1981) Write now, read later. Cazden ed. Washington

4 comentários:

Mário disse...

É interessante ver como se faz a passagem, nestas idades, do conhecimento pré-simbólico para a descodificação dos símbolos, desde os semáforos às palavras.

Toda a comunicação - de ideias, sentimentos, fenómenos, factos, sugestões - é feita através de símbolos. Sem eles não nos compreenderíamos. Como sem os rituais de passagem que, infelizmente, se vão descaracterizando e perdendo o significado. Sem exagerar, é de chamar a atenção, às crianças, a simbologia do que fazemos, especialmente quando referimos as regras sociais, como dar os bons-dias, cumprimentar, agradecer, etc.

Talvez com isso evitássemos situações como vejo, diariamente, em que chegam dois pais e duas criancinhas, e estas se sentam nas cadeiras existentes, deixando os pais de pé. E o pior é que, quando os mando levantar, alguns pais são os primeiros a dizer às crianças que eles, pais, ficam de pé...

Carmo disse...

Os nossos meninos são muito educadinhos, desde os bebés que já dizem "bgado" ou "poxu?" aos meninos mais crescidos que ao almoço perguntam se podem começar, já sabem que temos de esperar uns pelos outros e só começamos quando já estão todos os meninos sentados e servidos.

É raro esquecerem-se de agradecer...mas são tão atrevidos e marotos que têm sempre alguma ideia brilhante para pôr em prática, depois dizem desculpe...

Mário disse...

Ao ler a Entrada acima já entendo:
- "Bgado" por ser a minha entidade empregadora, mesmo que o trabalho seja de escravo.
- "Póxu" hoje tirar uma folga, já que há vinte dias que trabalho das nove às cinco para a Tia Cacá?

Desculpe...

Carmo disse...

Folga??? Nem pensar!!!

Como gosta tanto de TPC lembro-lhe que nos deve uma apresentação e no caso de se queixar ainda tem a oportunidade de nos ensinar a fazer as famosas areias, como represália, claro!