Este ano temos várias crianças de diferentes nacionalidades. É uma boa oportunidade para aprendermos como se celebra o Natal por exemplo na Suécia, em Inglaterra, Moçambique, Noruega , Espanha ou Cabo Verde, e no Brasil ?


Este Natal cantámos e encantámos com as músicas que a Maria da Viola nos ensinou! Como presente de Natal levámos para casa um CD com os melhores êxitos, para podermos cantar em família.[foto extraída do sítio http://tvtem.globo.com]
Parece que este ano os Pais estiveram em grande nos dois colégios. O desafio foi lançado e os Pais aderiram com entusiasmo: "Vamos fazer uma representação para os nossos meninos!"Festa da sala da Cristina
A festa da Sala de Creche foi encantada com a voz da Maria d'Almeida, mais conhecida pelos meninos como a Maria da Viola, que cantou e tocou Canções de Natal acompanhada pelo Pai da Catarina. Foi um momento mágico, de muita alegria!
A festa da Sala da Maria foi ao encontro do nosso projecto «Nós e o Mundo». A história falava do Pai Natal que andava à procura da casa de uma menina chamada Joana, mas que antes de a encontrar ainda teve que percorrer alguns países.
«Já dei a volta ao Mundo
Vou de Norte para Sul
Vi Terras e vi Mares
Do Planeta Azul
Vi meninos todos diferentes
Mas afinal todos iguais
Ficaram todos amigos
Ninguém os separa mais.»
Fui filha de uma família numerosa e agora sou mãe de outra família numerosa. Tenho 3 irmãs mais velhas que andavam sempre vestidas de igual e, por isso, herdei os vestidos e andei anos a fio vestida de igual a mim própria. Quando um dos vestidos das florzinhas verdes finalmente deixava de servir, havia outro do tamanho seguinte à espera de ser usado.
Lembro-me que era difícil conseguir tempo de antena. Tinha de saber encontrar de cada vez o timbre perfeito para conseguir pronunciar de forma eficiente a palavra MÃE.
Normalmente a minha mãe estava cansada. Mas não sei como, conseguia sempre dar um colo bom e levar-me a ver coisas bonitas.
E é isso que hoje também tento fazer sentir aos meus filhos. Que embora sejam muitos, cada um é magnificamente especial.
Mas às vezes é difícil viver numa grande família. Quando a minha filha Rita estava para nascer, o Manel, na altura com 5 anos e o mais velho dos 4, disse-me:
" Ó mãe, depois de a Rita nascer podemos não ter mais filhos?"
Acho que ele também estava cansado...
Bem aventurados os que ousam ser muitos!
Um abraço
Francisca Prieto
O jantar de beneficiência promovido pelo Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, teve lugar sexta feira na Estufa Fria. A interessantíssima palestra proferida pelo Dr. Miguel Palha, pediatra, especialista em trissomia 21, investigador incansável com o objectivo de minimizar as diferenças de quem é portador de trissomias e de outras diferenças, foi um momento de reflexão entre médicos, terapeutas, educadoras, professores, as famílias e os amigos que estavam presentes.
As Diferenças têm ao longo dos anos desenvolvido um projecto activo em que estão envolvidas diferentes especialidades médicas, terapêuticas,pedagógicas e famílias a trabalhar para o mesmo fim, os resultados têm sido excelentes.

Como tia de uma fantástica Xiquinha quase a fazer dois anos, com trissomia 21, e que está super esperta, desenvolvida e é de uma boa disposição e alegria invejável. Quero agradecer a toda a equipa das Diferenças que tem trabalhado e apoiado a Xiquinha desde que nasceu. Um muito obrigada a todos.
Beijinhos. Carmo Vasconcelos


"Oh Ana, O Menino Jesus vai nascer outra vez este ano?"
Ana Bagão
Lançamento do livro: Manual para Pais de primeira viagem (e seguintes...), na Fnac do CascaiShopping, dia 1 de Dezembro às 16h
Com o Natal a bater-nos à porta, e numa altura em que, por norma, estamos mais sensíveis a causas solidárias, deixo um convite para o próximo fim-de-semana:
Foi com toda a pompa e circunstância que os meninos da Sala da Maria viveram uma experiência de adultos. Inserido no tema "Nós e o Mundo", e com a colaboração da Família do Guilherme Gouveia, que trouxe umas iguarias da Beira para provarem, organizaram uma Prova de Sabores dessa Região.

Obrigado Guilherme Gouveia e Família. Gostámos muito deste lanchinho...
“Meninos amarelos, vermelhos, pretos, brancos e castanhos...
Foi com grande satisfação que vimos o interesse manifestado pelos Pais em visitar o Vidas de Colégio. E foi ainda com maior prazer que acolhemos a participação de alguns no nosso Blogue, quer para nos encorajarem neste inovador projecto, quer para debaterem connosco assuntos que dizem respeito aos "Nossos Pequenos".
Mapa de Presenças
Calendário Mensal
Texto Livre
Aqui deixo uma citação de Javier Urra que, a par com a alegria que partilho com as crianças, me orienta no dia-a-dia de educadora e de mãe.