quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

"Bach da Viola"

Depois de termos pintado ao som de Vivaldi, hoje estivemos a ouvir Bach!

A música, como uma arte que é, também ocupa o seu espaço numa sala de Jardim de Infãncia e tem um lugar bem especial na medida em que acalma, diverte, anima, ensina.

E algumas das crianças até já opinam sobre música clássica:

“Oh Ana, o Bach toca viola?”

(Para que esta confusão não surpreenda, estivemos a ouvir o disco “Bach in Brazil”.)


A mim o que me surpreende, e me deixa até satisfeita (confesso), é eles chamarem Bach pelo nome e lembrarem-se que tinham estado a pintar ao som de Vivaldi.

Acho que foi por gostarem (Espero…)

Ana Bagão

[foto extraída do sítio www.jsbach.net]

7 comentários:

Vidas de Colégio disse...

Olá Ana confesse lá que andaram todos a dançar o samba ao som de Bach! Tenho umas sandálias e um vestido à Carmen Miranda, se precisar...
Divirtam-se!
Carmo

Mário disse...

Uma das coisas que acho estimulante no Colégio é o gosto pela arte em todas as suas formas.

E a música, especialmente, por eu próprio ser adicto e dependente.

Se desejarem, poderíamos organizar uma ida a um ensaio de uma orquestra de câmara, para as crianças (pelo menos os mais velhos) verem e tocarem nos instrumentos, falarem com os músicos, diferenciarem o som de um violoncelo de um do violino, uma flauta de uma trompete.

Fica o desafio.

Mário disse...

Caso não seja possível, tenho outra ideia, a partir de imagens e som gravado...

Vidas de Colégio disse...

Achamos uma excelente ideia! Acho que ia ser divertido confrontar os meninos com uma orquestra a sério.

Temos que combinar!

Beijinhos

Mário disse...

Vou já tratar disso!

Mário disse...

Já falei com uma das pessoas da orquestra, e a hipótese vai ser estudada quando do próximo ensaio.

Estou a elaborar uma sessão de powerpoint com instrumentos e a respectiva música, para as crianças poderem entender as difereças, passando depois à fase duetos, até se chegar a uma orquestra.

Se o Colégio quiser, poderemos experimentar, daqui a umas semanas.

Vidas de Colégio disse...

Seria óptim!

Assim podíamos preparar a visita ao ensaio. E se não for possível a visita, aprendemos à mesma...

Beijinhos e muito obrigada.