sábado, 5 de janeiro de 2008

Um Natal...Muitos Natais!

Ainda inpirados pelo Espírito Natalício (porque o Dia de Reis é só amanhã), e no trabalho de projecto «Nós e o Mundo», fomos saber como se festeja o Natal no resto da Europa:


As Festas de São Nicolau
Em países como a Holanda, Bélgica, Alemanha e França, sobretudo na região da Alsácia-Lorena, festeja-se o dia de S. Nicolau. Em Amesterdão estas festas têm grande relevo e obedecem a uma série de rituais envoltos em lendas: S. Nicolau – «Sinterklass» – vive em Espanha, na cidade de Bilbao e desloca-se num belo cavalo branco acompanhado por um pagem que dá pelo nome de «Zwarte Piet» (Pedro Preto). Quem prepara os presentes durante todoo ano é «Piet». Quanto a «Sinterklass» ocupa-se a escrever num livro vermelho as boas e as más acções de cada um para ficar a saber quem deve ser recompensado e quem deve ser castigado.
No dia 6 de Novembro as autoridades contratam dois homens que se vestem a rigor, um de Sinterklass e outro de Zwarte Piet. Deslocam-se de barco para fingir que vêm de Espanha e fazem uma entrada triunfal na cidade com o seu cavalo branco. O presidente da Câmara vai esperá-Ios, a cidade enfeita-se, as crianças abrem alas cantando canções alusivas à data. O cortejo é visto em todas as terras da Holanda porque a televisão se encarrega de o transmitir.
A partir desse dia a figura desdobra-se e aparece com o companheiro nas escolas, nos hospitais, nos escritórios, nas lojas, etc. E a mesma cerimónia vai-se repetindo em toda a parte: Sinterklass abre um livro vermelho, lembra em voz alta os disparates de cada um, ralha um pouco, as pessoas prometem emendar-se e só depois recebem os presentes. Claro que Sinterklass sabe o que deve dizer às pessoas porque foi contratado por alguém da casa que deu as informações necessárias...

As Festas de Santa Luzia nos Países Nórdicos

Na Dinamarca, Finlândia e Suécia, a festa de Santa Luzia é um acontecimento importante que se enquadra nas comemorações de Natal. Na Suécia organizam-se cortejos em que uma rapariga, de preferência loira e com cabelos compridos, se veste de Santa Luzia e desfila pelas ruas com a sua comitiva ou visita escolas, hospitais, fábricas, etc, procurando transmitir alegria e tornar mais visível e mais forte o espírito de Natal. O traje que enverga é uma túnica branca até aos pés com uma fita vermelha na cintura. Na cabeça leva uma coroa de verdura com velas acesas. Quando este costume se estendeu a todo o país no século passado, usavam-se velas verdadeiras, mas actualmente substituíram-se por velas a pilhas a fim de evitar acidentes.É costume associar à presença de Santa Luzia, uns petiscos especiais: pãezinhos doces com açafrão a que se dá o nome de «Lussekatt», ou seja, «gatos de Santa Luzia».
A festa de Santa Luzia na família: Tradicionalmente era a filha mais nova que, no dia 13 de Dezembro, se vestia de Santa Luzia para de manhã, junto com a mãe e os irmãos, acordar o pai e oferecer-lhe café e «Lussekatt».Uma surpresa para os vencedores do Prémio Nobel. Os cientistas e os artistas que ganham o prémio Nobel têm que ir a Estocolmo em Dezembro para estarem presentes na cerimónia da entrega dos prémios. São acordados por um cortejo de Santa Luzia.

O Dia de Santo Estevão na Irlanda
Na Irlanda o dia 26 de Dezembro é celebrado com festejos de rua muito alegres e ruidosos. Os rapazes mascaram-se com roupas estranhas, cabeleiras de palha e carantonhas bizarras. À noite juntam-se em grupos e saem pelas ruas empunhando ramos de azevinho-arma simbólica para «caçar a carriça». São os «Wren Boys» (rapazes da carriça). Cantam e dançam pelas ruas e nas casas das pessoas que os deixam entrar porque é suposto trazerem boa sorte à família.


O cortejo dos Reis Magos em Espanha

Em Espanha na véspera do dia de reis organiza-se a «cavalgada dos Reis Magos» nas cidades, vilas e aldeias.
Três figurantes vestidos de Gaspar, Baltazar e Belchior desfilam pela rua com cavalos ou camelos e um séquito de pagens.Toda a gente leva os filhos a ver o desfile e é uma alegria apanhar os caramelos que os pagens vão atirando às mãos cheias para a assistência. Nessa noite as crianças põem o sapatinho junto à porta de casa ou no parapeito da janela para receberem os presentes trazidos pelos Reis Magos. Entre as famílias espanholas a troca de prendas é na manhã de 6 de Janeiro.


Cortejo das obras de arte na Eslováquia
Na Eslováquia de acordo com um velho costume, os artistas pintam cenas do nascimento de Cristo ou gravam essas cenas em placas de madeira. Depois organizam um cortejo para mostrarem as suas obras. E fazem-se acompanhar por cantores que entoam cânticos diante das casas para desejar saúde e prosperidade aos habitantes.

Costumes antigos da Lituânia
Antigamente, nas aldeias da Lituânia, era tradição as raparigas solteiras apanharem toros de lenha, tantos quantos conseguissem carregar nos braços. Depois fazia-se a contagem. Se os toros fossem em número ímpar, era sinal de que se casariam em breve. Se fossem em número par, teriam de esperar até ao ano seguinte para testar a sorte.

O adeus às noites longas na Letónia
Desde tempos imemoriais que na Letónia a partir de 22 de Dezembro se festejava o regresso do sol, porque nessa data os dias começam a tornar-se mais longos. Este costume, anterior ao cristianismo, acabou por se fundir com as celebrações de Natal. Um outro costume que também caiu em desuso foi o de as pessoas sairem à rua vestidas de ursos, cavalos, lobos, anões e gigantes. Esta parada destinava-se a afastar os maus espíritos. Hoje em dia, na Letónia as pessoas preferem entregar-se à agradável tarefa de decorar a árvore de Natal com cem velas enquanto comem deliciosos biscoitos de gengibre.

A procissão das crianças em Malta
Na ilha de Malta as crianças saem em procissão levando a imagem de Jesus pelas ruas. Depois, na missa, uma das crianças aparece vestida de apóstolo para ler as passagens do Evangelho de S. Lucas que descrevem o nascimento de Jesus. As ruas da cidade ficam muito bonitas enfeitadas com coroas multicolores, que se chamam “festuni”.

Os festejos de Natal na Roménia
Na Roménia, as celebrações da quadra natalícia iniciam-se a 6 de Dezembro, dia do São Nicolau, e prolongam-se até ao dia do São João (7 de Janeiro), nesta época celebrando-se as festas de Inverno com canções (colinde, um tipo de janeiras), músicas, lendas e costumes ancestrais (Plugusorul, Steaua).
A tradição natalícia exige que se enfeite a árvore de Natal (pinheiro ou abeto), debaixo da qual o Pai Natal deixará os presentes para as crianças. Os meninos enfeitam o pinheiro com bombons, velas, papel brilhante, pequenas figuras representando anjos ou o Pai Natal, estrelas e bolas vivamente coloridas que, segundo a doutrina cristã, simbolizam os frutos da árvore da vida e transmitem a ideia da abundância. Os sinos são outro elemento decorativo específico à esta quadra festiva, simbolizando o júbilo associado à época.
A tradição manda que grupos de crianças e adultos entoem cânticos de Natal com letras e músicas alusivas aos menino Jesus e aos Reis Magos, indo de porta em porta, na esperança de que as pessoas ofereçam frutos secos, doces, laranjas ou nozes, dinheiro, etc. O líder do grupo carrega uma grande estrela de madeira (Steaua), decorada com papel brilhante, sinos e laços coloridos, tendo no centro a imagem da Sagrada Família.
O Natal é também a festa da família, quando pais, avós, filhos e netos se reúnem em torno da mesa cheios de esperança num Ano Novo melhor e mais fértil do que o que está a acabar.
Os pratos típicos do Natal romeno baseiam-se em carne de porco: “piftie” (geleia de carne), “sarmale” (almôndegas de carne e arroz envolvidas em folhas de couve ou de videira), “caltabos” (cacholeiras) e vários tipos de enchidos. Como sobremesa comem-se sobretudo “cozonac cu nuca” e “cozonac cu mac” (uma espécie de bolos de noz ou de sementes de papoila).
[
Texto gentilmente cedido pela Embaixada da Roménia em Portugal.]

Esta informação foi retirada do sítio: www.aprendereuropa.pt

Sem comentários: