segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Esta Cidade

Continuamos a descobrir o nosso país, no âmbito do trabalho de projecto "Nós e o Mundo". Desta vez coube aos meninos mais novos aprenderem mais algumas coisas sobre a cidade onde vivem.

Combinámos então pintar a nossa capital, e como se trata de uma cidade muito grande, todos participaram nesta ousada tarefa.


Terminada a obra de arte, executada com esmero pelos nossos meninos, pedimos aos pais para se juntarem aos seus filhos na descoberta da sua cidade natal.

Numa urbe carregada de ícones, solicitámos a cada família que se dedicasse de um modo particular a um marcante símbolo olisiponense, trazendo-nos depois os resultados da pesquisa efectuada em conjunto.

Como resultado, foi notório o orgulho sentido pelos nossos pequenos, embevecidos com o trabalho realizado em família. Por outro lado, foi muito interessante ver a facilidade com que uns identificaram locais, monumentos, tradições e outros elementos marcantes da nossa cidade, expostos pelos outros, comprovando a validade da aprendizagem proporcionada pelas famílias.

Os nossos projectos são desenvolvidos de forma a estimular a aquisição de conhecimentos e saberes, sendo que o sucesso que deles obtemos só é possível graças à participação activa de toda a comunidade escolar, envolvendo activamente crianças, famílias, educadores e funcionários.

Obrigado aos pais que, mais uma vez, se entregaram empenhadamente nesta aventura de dar conhecer a cidade aos nossos meninos, agora vista com outros olhos.

Externato Santa Maria do Mar

3 comentários:

Vidas de Colégio disse...

Parabéns aos Pais de sala da Ana que com os filhos fizeram trabalhos tão interessantes e giros sobre a cidade de Lisboa.
Obrigada por todo o envolvimento e participação que têm tido ao longo do ano lectivo.
A exposição dos trabalhos merece ser vista ao vivo, aqui fica o convite aos outros pais do colégio e aos pais e meninos do Santa
teresinha,claro! Embora estejamos separados pelo espaço fisíco o projecto pedagógico a nível geral é o mesmo, tal como o lema: Pais confiantes, crianças seguras e felizes, educadoras contentes!
Beijinhos a todos. Carmo

jb disse...

Visto assim, à distância de um blogue, o trabalho parece muito apelativo.

Acho especialmente interessante que as Equipas dos Colégios usem o blogue como forma de explicarem aos seus leitores o porquê da realização de determinado tipo de actividades.

É importante que se perceba que os trabalhos executados nos Colégios não são um conjunto disconexo de simpáticas brincadeiras, mas procedem de um projecto sério e reflectido, que se vai materializando de actividade em actividade, com objectivos muito bem definidos.

Da perspectiva dos pais, é sobretudo por aqui, e pela forma acolhedora como as Equipas desenvolvem o seu trabalho, que os Externatos Santa Maria do Mar e Santa Teresinha de Lisieux fazem a diferença.

Parabéns e beijinhos.

Vidas de Colégio disse...

Pai, fico muito contente por compreender a essência do nosso trabalho.
Ao longo da nossa prática pedagógica temos tido o cuidado de explicar aos pais o "porquê das coisas", não só a nível do trabalho curricular/pedagógico mas também a nível dos afectos.
Com a criação do blogue torna-se mais fácil chegar a todos os pais,
sobretudo a quem não tem a disponibilidade que gostaria, para vir aos colégios assíduamente.
Assim todos podemos participar nas "vidasdecolégio"!
Cumprimentos e um beijinho à "rechonchas". Carmo