sábado, 26 de janeiro de 2008

Conta a Lenda...1

Depois de termos explorado os recantos da nossa capital, partimos à descoberta do nosso País, através das lendas. Estas, que narram factos verídicos, aos quais os mais velhos acrescentaram pormenores, contam curiosidades, deste caso, do nosso país.

Começámos pela Região do Minho, e pela Lenda do Galo de Barcelos. Ouvimos com atenção, aprendemos e apreendemos! Também nos rimos!!

"E que tal, moldarmos um daqueles galos pimpões, cheios de côr e de vida, que mantêm viva esta lenda?". Pusémos as mãos na massa (de sal, neste caso...) e, com a ajuda de um molde, fizemos os nossos "cócórócócós".

Foram ao lume, para "cozerem", mas não os comemos... Pintámo-los com as cores que se usam na Região do Minho, e que fazem deste símbolo um dos mais conhecidos "souvenirs" da Região Norte de Portugal!


«Conta a lenda que..."O Galo saíu da panela e fez cócórócócó..."»

A Lenda do Galo de Barcelos:

Externato Santa Maria do Mar

3 comentários:

Vidas de Colégio disse...

Olá Ana
Os galos de Barcelos estão lindos...
Posso ir à sua sala contar o milagre das rosas,adoro a frase: São rosas Senhor, são rosas!...
Tia Cácá

Ana Bagão disse...

Pode vir á minha sala SEMPRE! É muito bem vinda, e ainda mais se for para contar uma história, uma lenda ou para conversar um bocadinho connosco.

Depois combinamos melhor o dia porque, antes da Lenda da Estremadura, ainda vamos trabalhar a "Lenda dos Tripeiros" e a "Lenda da Serra da Estrela".
Vamos adorar tê-la na sala.
Beijinhos
Ana.

Vidas de Colégio disse...

Que Educadoras tão dinâmicas e organizadas, não sei se consigo esperar...Será que posso fazer de pastora?
Tia Cácá