terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A Miffy é a personagem principal da sala de creche

A coelhinha Miffy faz as delícias dos meninos da sala de creche. Os livros relatam episódios da rotina diária como a alimentação e o repouso, momentos de lazer como ir ao parque, aprender a andar de bicicleta, andar de avião ou no carro dos pais. A mais valia destes livros é o facto do texto ser escrito em quadra, o que permite às crianças o contacto com palavras novas pela musicalidade da rima.

Faz o regalo a qualquer educadora ver o entusiasmo de crianças tão novas quando conta a história destes livros. Parece-me uma óptima iniciação à literacia!

Dedico este post à Professora Dora Batalim, que lecciona na ESEI Maria Ulrich a unidade curricular de Literatura Infanto-juvenil, que traduziu esta colecção do holandês e que me fez fã desta colecção.
Vanda Seguro
Externato Santa Maria do Mar

1 comentário:

jb disse...

Antigamente, a Miffy era o Musti. A diferença, do que ainda me recordo, é que na boca o Musti tinha um "x". De resto, os desenhos depurados, as cores fortes e contrastantes e a mensagem simples e pedagógica das histórias mantêm-se inalterados - o que facilita, em muito, a sua rápida apreensão pelas crianças mais novas.

O gosto pelos livros e o entusiasmo dos meninos em torno destas histórias são sintomáticos da justeza das opções pedagógicas que têm sido tomadas na Sala dos Bebés.

Continue o seu bom trabalho, Vanda.
Beijinhos.