terça-feira, 21 de outubro de 2008

Histórias: O Real e o Imaginário

Meninos atentos e meninos curiosos, meninos que crescem a acreditar que a imaginação e as histórias falam mais alto, fizeram-nos escolher como tema para o Projecto Pedagógico deste ano, nos dois colégios, “Histórias: O Real e o Imaginário”.

Os projectos providenciam a parte do currículo no qual as crianças são encorajadas a fazer as suas próprias escolhas e decisões, geralmente em colaboração com os pares, acerca do trabalho que é preciso realizar. Nós consideramos que este tipo de trabalho promove a confiança da criança acerca do seu poder intelectual e fortalece as suas disposições para continuar no processo de aprendizagem.

Village street in Auvers, de Vincent Van Gogh
[imagem do sítio: www.fineartscreensavers.com]

O tema escolhido: “HISTÓRIAS: O REAL E O IMAGINÁRIO” tem como objectivo trabalhar diversas histórias, reais e imaginárias, desenvolvendo na criança o conhecimento do mundo e da fantasia.


" Acredito que a imaginação
Pode mais que o conhecimento
Que o mito
Pode mais que a história
Que os sonhos podem mais
Do que a realidade
Que a esperança
Vence sempre a experiência
Que só o riso cura a tristeza
E acredito que o amor
Pode mais do que tudo"

Credo do contador de histórias
( Robert Fulghum)

OBJECTIVOS GERAIS:

  • Ajudar a criança a conhecer-se como pessoa, membro de uma família e de uma comunidade escolar.
  • Responder à curiosidade natural da criança e ao seu desejo de saber, encontrando em grupo estratégias para satisfazer esse desejo.
  • Trabalhar em conjunto com as famílias de modo a enriquecer todos os saberes que estão a ser estudados.
  • Conseguir que cada criança participe e cresça tanto quanto possível (individualmente ou em grupo)
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DO PROJECTO:
  • Desenvolver a comunicação oral como uma forma de linguagem afectiva.
  • Descobrir os diferentes tipos de histórias e narrativas.
  • Proporcionar à criança o contacto directo com o livro como objecto afectivo
  • Compreensão do conceito de literatura infantil nas suas vertentes.
  • Reflexão sobre o papel da fantasia e da realidade na literatura para crianças.
  • Compreensão de relações fundamentais entre desenvolvimento psicológico e gostos e hábitos de leitura.
  • Descoberta da importância dos contos tradicionais para o desenvolvimento da criança.
  • Apresentação diferentes formas de trabalhar os contos infantis ( fantoches, teatro, sombras chinesas).
  • Utilização de diferentes expressões e técnicas na exploração do tema.
Este Projecto é de todos!
Pedimos por isso a colaboração de todos os Pais e restante Família para nos ajudarem a desenvolvê-lo.

Externato Santa Maria do Mar e Externato Santa Teresinha de Lisieux

11 comentários:

Susete disse...

Gostei muito do tema escolhido para o Projecto Pedagógico.
Digam-me como podemos participar e ajudar na concretização deste "grande trabalho" aqui em casa.

Mãe Susete
(Madalena)

Mário disse...

Depois de "nós e o Mundo", "Os vários mundos que existem em nós".

Aprovado com vinte valores.

Desde já me ofereço para uma sessão sobre os happy ou not so happy endings das histórias infantis, e porque as devemos contar nas suas versões originais.

Teresa disse...

Muito Bom!!!

Vidas de Colégio disse...

O mundo real e o imaginário...O sonho vivido ou sonho imaginado.

A capacidade de sonhar e de imaginar são factores adaptativos de equilíbrio pessoal. São elementos da experiência vivida que pela sua conflitualidade deixamos de fora da consciência.

Lembrei-me de um texto do meu bom amigo e professor António Coimbra de Matos, fui à procura e encontrei:
"É este o mundo que eu e nós criamos, o da vivência pessoal e compartilhada; de significados emocionais, simbolizáveis e transmissíveis vivos e tocantes como a própria vivência o foi.
Daqui sai a obra da criação, que não copia, transforma o real. Daqui nasce a cultura, que não repete mas inova. Porque a mente, sempre insatisfeita, cria e recria novas coisas, para seu espanto, gozo e entretenimento; e também para seu uso e aperfeiçoamento; e ainda para mais facilmente e melhor mudar o mundo que habitamos.
(...)
Eu tenho um sonho: o pensamento triunfará. No fim de qualquer viagem está o projecto de uma outra."

Publicado na Revista Portuguesa de Psicanálise, 2000.

Vidas de Colégio disse...

Eu, só queria dizer:

É Bom Sonhar!

Carmo

Elisete disse...

Projecto 5*!
Um dia destes a Tia Cácá vai dar-me "tempo de antena" pois tenho uma sugestão a fazer.
Entretanto, contem com os Pais do Mi!

Vidas de Colégio disse...

A Tia Cácá tem todo o tempo do mundo, podemos sempre conversar enquanto jardinamos!

A planta em forma de estrela já está plantada no jardim, só espero é que sobreviva aos meus cuidados.

Francisca Prieto disse...

O real e o imaginário frequentemente convergem. Quando imaginamos uma coisa com toda a crença ela torna-se palpável e real.

É aqui que entra o Ratón Perez.

A maior parte das casas, quando cai um dente de leite, recebe a visita da fada dos dentes.

Mas na nossa casa sabemos perfeitamente que tal coisa não existe. A fada dos dentes é uma coisa para bebés porque quem realmente deixa presentes é o Ratón Perez, um rato espanhol da Galiza que percorre largas distâncias a grande velocidade.
É conhecido por ser coleccionador de dentes de leite, que recolhe por toda a Península Ibérica, em troca de uma lembraça.
E é preciso deixar o dente à cabeceira, dentro de um copo de água, para o Ratón Perez poder saciar a sede decorrente de tanta correria.

No outro dia até deixou uma carta ao Manel escrita em portuñol porque toda a gente sabe que na Galiza a língua oficial é o portuñol.

Em nossa casa os filhos acreditam piamente no Ratón Perez, simplesmente porque temos todos a certeza de que ele existe.

Já as fadas, meus amigos, é uma grande fantasia!

um bj da tia Xica

joaninha disse...

Estes colégios tem um coração muito mágico!
As pessoas - crianças, pais e educadoras - que vivem nestes colégios já perceberam que a FANTASIA faz falta nas nossas vidas!
E mais agradecida fico quando escolhem contos tradicionais...que não desviam a fantasia da criança e são a cartilha por onde se regem!

BEM-HAJAM!
Uma amiga dos colégios,
Joaninha

Vidas de Colégio disse...

A Joaninha é sempre bemvinda aos colégios...então se for para nos contar histórias, ainda melhor! Podemos esperar pela sua visita?
Obrigada e beijinhos a todos.

Lugo disse...

Parabéns pelo trabalho realizado. Gostaria de contribuir com duas pequenas notas. 1) Os objectivos são regra geral definidos com verbos. Por lapso, a partir do terceiro dos objectivos específicos, foram definidos com substantivos (compreensão em vez de compreender, reflexão em ver de reflectir, etc... 2) Uma vez definidos os objectivos seria importante definir também como se vai medir se os mesmos serão antigidos e, se possível, com que actividades se pretendem concretizar os objectivos.

Continuação de bom trabalho e sintam-se à-vontade para dispôr da nossa colaboração.

Obrigado,