segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A matemática como forma de expressão

O movimento das figuras de uma posição para a outra, neste caso com a simetria, é uma boa maneira de as crianças compreenderem e explorarem as transformações ocorridas.


As diferentes transformações, que as crianças podem observar no seu trabalho e nos trabalhos dos amigos, fazem com que cheguem à conclusão, por elas próprias, que a posição ou orientação muda, mas o tamanho e a forma mantêm-se.


Uma transformação geométrica, qualquer que seja , deixa a figura invariante, isto é a figura como um todo não varia, o sentido espacial está relacionado com as competências matemáticas.



O sentido espacial inclui capacidades como a visualização, isto é a capacidade para rodar manipular ou inverter mentalmente um objecto.


A criança adquire a percepção de posição no espaço, consegue distinguir figuras iguais mas com orientações espaciais diferentes.
Para a construção do sentido espacial é essencial o grupo de crianças estar envolvido em actividades que impliquem a manipulação diária de materiais.

A criança vai criando imagens mentais dinâmicas, aumentando o seu repertório e habituando-se a relacionar o conhecimento espacial com o verbal e o analítico.

Externato Santa Maria do Mar

2 comentários:

Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa disse...

Estamos a falar de matemática e de geometria. As transformações que um objecto parece sofrer no espaço, apenas pela mudança de plano... a diferença (às vezes tão subtil) que cria uma mudança de angulo de visão, de PERSPECTIVA...

Que bom haver quem nos ensine desde cedo a tirar partido desta ginástica mental, transmitindo-nos conceitos como estes, ferramentas essenciais para se viver uma vida saudável!