sábado, 18 de outubro de 2008

O objecto transitivo: A fraldinha, a chucha, o ursinho e até a t.shirt do pai...

Para que a criança se sinta segura no colégio é importante que toda a envolvência seja acolhedora e reconfortante.

A criança precisa de mimo, de afecto e muito amor.

O objecto de transição (transição casa/colégio) que traz de casa seja ele a fraldinha, a chucha, um brinquedo ou uma peça de vestuário de um dos pais, assume grande importância, é o seu porto seguro.

A criança, sobretudo em fase de adaptação deve ter livre acesso às suas "coisas", aos seus objectos de afecto

A criança sente-se segura com os pais e com os objectos que lhe são familiares, com os quais brinca e dorme em casa. São importantes para o seu desenvolvimento afectivo e relacional porque são securizantes, tanto em casa como no colégio.

E está ali mesmo à mão um mimo que faz toda a diferença...a criança sente-se segura, confiante e compreendida, então fácilmente socializa, brinca e parte à descoberta.

4 comentários:

Mário disse...

Os pais estão mas não estão... ou não estão mas estão...

Demasiado complexo, simbólico e abstracto para gente tão pequenina. O Urso Zacarias ou o Coelho Malaquias são os nossos delegados junto dos nossos filhos, quando a ameaça do adormecer paira.

Desligar é, realmente, difícol para animais frágeis e vulneráveis... e conscientes disso.

Como é que podemos verberar um filho que requer a nossa companhia, quando acorda assustado a meio da noite, para depois regressarmos à cama e sentirmo-nos bem agarrados a alguém?

Carmo disse...

Se calhar é por isso que às vezes se acorda nos quartos dos filhos nas posições mais incómodas, com os braços e as pernas dormentes e com frio até aos ossos.

Mário disse...

Mas por muito que custe, é smepre bom ficar sentado.

Estar em pé significa: "vou ´basar´logo que possa". Estar deitado signifa: "vou ficar aqui até ao galo cantar". Estar sentado quer dizer: "estou aqui o tempo necessário e suficiente. Nem mais, nem menos. Porque se te apoio também confio na tua capacidade de enfrentar e matar os fantasmas".

E já agora uma pergunta, ou cinco, porque foram cinco: "porque é que algumas crianças, à noite, chamam "pai!" em vez de "mãe!"? Cinco.

PS. efeito colateral positivo: estra a blogar a estas (e outras) horas!!!!

Susete disse...

Pai Mário,
Existem também umas crianças que depois de tanto chamar pelo pai este não acorda. É assim que decidem chamar a mãe porque essa acorda sempre. :)