quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O trabalho de projecto

A equipa pedagógica quando desenvolve o seu trabalho utilizando a pedagogia de projecto, tem de ter uma atitude pedagógica baseada na observação correcta, do que é específico para cada faixa etária.


Há conquistas que cada criança tem que fazer individualmente, depois em pequenos grupos e por fim em grupo.


A conquista do seu próprio espaço, a conquista da autonomia em relação aos materiais, às outras crianças, ao adulto e a descoberta do sentimento de grupo.


O educador tem de se interrogar e registar para conhecer melhor o grupo de crianças com quem vai trabalhar ao longo do ano.
Só a partir do conhecimento de cada criança e do grupo, é que o educador /equipa pedagógica pode definir o projecto pedagógico, o seu modo de estar presente, o seu modo de agir e intervir.
A forma de intervir do educador vai assegurar que haja um fio condutor que leve à concretização do projecto.


O projecto pedagógico conduz o educador a uma selecção de estratégias a partir da análise das circunstâncias dos dados colhidos e, posteriormente ao seu registo, que é também uma forma de avaliação do seu próprio trabalho e do desenvolvimento das crianças.


Identificar-se com o projecto do grupo e fazer parte dele, é acreditar na construção pessoal de cada criança na e pela interacção, permitindo a personalização do grupo e de cada criança em particular.


O trabalho de projecto é um desafio à sua sensibilidade, à sua iniciativa, à sua capacidade de antecipação, às dinâmicas possíveis de um grupo de crianças.

Respeitar as crianças, os seus interesses, envolver-se e participar nesta aventura pedagógica, é ser capaz de criar uma dinâmica geradora de desenvolvimento.

2 comentários:

Berta Paiva disse...

Olá tia Carmo
Vejo que continuam a apostar no trabalho de projecto. Eu também, depois de experimentar muitas metodologias continuo a achar que é o método mais rico e que nos permite explorar os conhecimentos e interesses das crianças e acima de tudo em que temos que reflectir sobre tudo o que vai acontecendo. Foi assim que fui enriquecendo a minha prática, planeando reflectindo sempre com as fundamentações teóricas como apoio.
Pensar porque fazemos com que objectivos e que na próxima vez até podemos experimentar de outra forma mais rica para nós e para elas.
Como vê ainda tenho a lição bem estudada mas também tive uma professora muito exigente.
Este ano na Chupeta estamos com o projecto Nós...e um mundo melhor. Estou preparada para trabalhar um grande beijinho para todas.

Carmo disse...

Querida Bé
Fico tão contente de saber que continuamos em sintonia, pensando bem não podia ser de outra maneira.
Trabalhámos e crescemos juntas enquanto educadoras, tal como as crianças, temos sidos elementos activos na "construção" do nosso conhecimento e sempre em brainstorming, nada funciona tão bem como a partilha de ideias e conhecimento, e quando é acompanhado de umas boas gargalhadas e ideias brilhantes, melhor!

O vosso projecto pedagógico é um bom tema de reflexão, não podia ser mais actual e pertinente

Tenho de ir salvar o Zé Maria, o Luísinho "Carabina" (alcunha dada pelo Zé M. que diz que ele é igual ao Lucky Lucke, mais rápido que a própria sombra) está a puxar-lhe os cabelos e depois faz-se de vitima.

Acho que o Luísinho está a precisar de ir para a sala da tia Bé, aguentas um 3º Vasconcelos?

Beijinhos a todos